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enfeitaram orgulhosos as paredes das salas de espera, e mais nada. A inexorabilidade do deus
Cronos diz: Tudo passa.
Empresas e pessoas vêm e vão e o que fica mesmo são as histórias memorizadas por aqueles que
gravitaram ao redor da sua existência. É por isso que nos últimos tempos o mundo empresarial
percebeu o valor da preservação das suas histórias - até como reforço na construção, gestão
e defesa das marcas. Comunicadores precisam saber que têm a obrigação de deixar um rastro
na história. Já vi empresas, outrora pujantes, ao serem desligadas, sumirem por completo,
sem nenhuma referência para o futuro.
A memória guarda imagens na forma de fotografias, monumentos arquitetônicos, logomarcas,
livros e filmes e essas serão decodificadas e transmitidas pela palavra. Máquinas serão
vendidas, desmanchadas ou recicladas, prédios serão demolidos e novos empreendimentos
surgirão no local. Ao final, o que restará mesmo serão as histórias - palavras - contadas sobre
aquele belo tempo de prosperidade. A literatura e a documentação museológica descobrem
e nos apresentam cada vez mais histórias de ciclos econômicos. O último bom lugar está
presente no coração de todos nós.
Por isso, é importante que o comunicador saiba criar, inventar, organizar, registrar e alinhavar
com inteligência as histórias da empresa que representa. Existe algum mito fundador? Das
dificuldades enfrentadas surgiu alguma inovação significativa que mereça registro? Quando a
empresa deu a sua grande virada, e o que isso representou para a região, país ou para o mundo?
Públicos internos e externos precisam das histórias - elas criam senso de pertencimento.
Não nos é dado o poder dos dias vindouros.
Trabalha-se no momento em um grande
conglomerado e amanhã ele poderá ser
apenas uma pálida lembrança. Se as suas
narrativas estiveram bem organizadas, sua
memória persistirá por muito mais tempo,
talvez até por um tempo maior do que a sua
existência real.
De tudo vai restar um pouco e esse pouco
serão as palavras que contarão as façanhas
vividas por aquele grupo, que se reuniu em
torno de uma ideia, que se tornou tangível
pela ação de alguns empreendedores. Um
bom trabalho de comunicação institucional,
que sabia contar e organizar as boas histórias
sobre a sua atual empresa é o que ficará na
mente e no coração das gerações futuras.
Eloi Zanetti