Página 34 - EBSNews-Ed.1

Versão HTML básica

Ajuda básica para utilização do Cordilheira
1 – Ao ativar o sistema retorna a mensagem: “Falha na Proteção do sistema”
Solução:
Desativar e ativar o sistema, caso os módulos fiquem em vermelho o cliente deverá efetuar
o reset eletrônico em
, logar com registro e senha, clicar em reset
eletrônico, preencher o nome do solicitante, selecionar o motivo do reset (falha na proteção
do sistema) e os módulos que possui, e clicar em Confirmar. Após isso deverá desativar e
ativar o sistema pela máquina ativadora.
2 – Após atualizar o sistema e acessar novamente, aparece a mensagem: “Não foi possível
conectar a base de dados em modo exclusivo”.
Solução:
- Em Access, deverá pedir a todos os usuários que saiam do sistema, deletar o arquivo
temporário CRDDados.LDB na pasta Cordilheira/Empresas do servidor, e tentar abrir o sistema
novamente. Caso não consiga deletar esse arquivo deverá reiniciar o servidor e tentar deletar
novamente. Após isso deverá abrir o sistema e esperar aparecer a tela de login. Feito isso as
outras estações poderão acessar o sistema sem o erro.
- Em SQL, deverá pedir a todos os usuários que saiam do sistema. Fazemos um acesso remoto
e reiniciamos o serviço da EBS no SQL Server Configuration Manager. Após isso cliente deverá
abrir o sistema e esperar aparecer a tela de login. Feito isso as outras estações poderão
acessar o sistema sem o erro.
Para evitar esse erro deverá atualizar o sistema quando todos os usuários não estiverem
utilizando o sistema.
3 – Como efetuar a Exclusão do Plano de Contas
Solução:
Para a exclusão do plano de contas normalmente o que orientamos aos clientes é que utilizem
a rotina: Utilitários/ Rotinas especiais / Exclusão parcial do plano de contas, onde teria de
excluir manualmente conta por conta.
É possível excluir o plano de contas cadastrado de uma forma mais prática desde que a
empresa não possua nenhum lançamento, realizando o seguinte procedimento:
1. Exportar o plano de contas atual (utilitários / Exportação / Plano de contas)
2. Abrir o arquivo em TXT (notepad) e excluir todas as linhas mantendo apenas a 1°linha:
3. Importar novamente o plano de contas (utilitários / Importação / Plano de contas)
4. Depois acessar cadastros / plano de contas e excluir a conta 01.
4 – Como realizar a Parametrização de notas de serviços.
Solução:
Para as notas de serviços, não possui parâmetros para a informação de CST, pois o PIS e COFINS
referente a notas de Serviço é validado com referência a alíquota básica, qual é informado no
cadastro do estabelecimento (cadastro / empresa / estabelecimento / parâmetros / fiscal/
alíquotas) para o SPED/PIS/COFINS.
DICAS DO DAC
34
Compartilhe: