Configurações
Armazena as configurações de rede e a informação dos registros de cada módulo do sistema. Estas serão utilizadas nos processos de ativação, atualização e acesso ao SQL-Suporte On-line.
Configurações de rede
1-No servidor local, onde estará instalado o sistema e seu banco de dados,
marque Não utilizo o Cordilheira em rede. Nas estações, marqueUtilizo o Cordilheira em rede.
Ao marcar esta opção, será habilitado o campo Caminho de rede onde deverá informar onde encontram-se os arquivos
do Cordilheira no servidor.
Exemplo:\\servidor\Cordilheira.
2-Para preencher o campo, digite o diretório ou clique na pasta amarela localizada ao lado direito da tela.
Registros na EBS
1-Preencha com os registros e senha.
Localize os registros e senhas no guia que acompanha o manual de instalação do produto, ou envie uma solicitação
por meio do sitewww.ebs.com.br na área destinada ao suporte, no item Suporte e-mail.
Internet
1-Marque Utilizar conexão passiva para FTP (para firewall e modens ADSL).
Em alguns casos, por questão de administração da rede (segurança), somente o FTP passivo estabelecerá
conexão. Para mais informações, contate o administrador da rede.
2-Caso utilize servidor Proxy informe os parâmetros. Em caso de dúvida, contate
o administrador da rede.
Ativação
1-A ativação automática requer conexão com a internet. Pode ser realizada pelos
usuários que tem permissão de acesso à rotina.
2-A Ativação manual é efetuada via telefone por meio do Suporte Técnico.
Geral
1-No quadro Utilizar codificação marque as opções automática ou manual. A opção Automática informará automaticamente o próximo código a ser cadastrado para algumas rotinas como cadastro de responsáveis, sindicatos, emitentes/destinatários,etc. Entretanto uma vez escolhida a codificação automática o sistema não aceitará outro código, senão aquele sugerido pelo sistema.
2-No quadro Conversão de caracteres, a opção converter automaticamente para maiúsculas converterá a digitação efetuada pelo usuário para letras maiúsculas, mesmo que a tecla Caps Lock não esteja ativa.
Agendador de Rotinas
1-Quadro forma de execução:
Processo de execução: Nesta opção, o agendador é executado em uma instalação local.
Serviço do windows: Nesta opção, não será necessário acessar o servidor para iniciar o agendador nem para atualizá-lo.
O agendador será executado como um serviço do Windows.
(As configurações do agendador devem ser efetuadas em Utilitários/Agendador de Rotinas/Configurar Agendador).
Não executar: Esta opção limpa a execução do agendador, não sendo mais iniciado com o Windows.
2-Quadro rede:
Ver padrão utilizado em configuração de rede.
Caso utilize o cordilheira em rede em um servidor não Windows (linux, por exemplo),
deve ser configurada outra máquina Windows como servidor, para utilizar o Agendador de Rotinas.
Log de operações
1-Ativar log de operações: É necessário marcar esta opção para que o sistema inicie o armazenamento do log.
2-Manter informações de operações dos últimos meses: Neste campo é definido o período que uma operação de log
ficará armazenada para consultas. Passado este período, o log da operação é excluído automaticamente. O período máximo varia conforme o banco de dados:
ACCESS: Período máximo de armazenamento-6 meses, podendo ser definido um prazo menor;
SQL: Período máximo de armazenamento-12 meses,podendo ser definido um prazo menor.
3-Quadro Operação a auditar: Em ACCESS é possível parametrizar para que seja armazanado o log somente de alterações,
processamentos, e exclusões. Já para SQL, ainda é possível armazenar o log de inclusão de cadastros/lançamentos, consultas e emissão de relatórios.
4-Limpar log: Esta opção pode ser utilizada para forçar a exclusão dos procesos armazenados, antes do prazo
determinado. Uma vez executada não pode ser desfeita, ou seja, não há como retornar os dados excluídos. Por isso, orienta-se que
antes seja efetuado backup da base de dados.
Por esta rotina pode ser excluído todo o histórico, ou somente de um período, mantendo-se apenas o
histórico mais recente.
Dica:. Para utilizar a rotina log de operações é preciso efetuar algumas parametrizações nesta rotina.
As opções desta tela variam de acordo com o banco de dados (ACCESS e SQL). Esta variação ocorre em função da capacidade do banco, pois
o log gera um volume alto de dados, o que para ACCESS, pode influenciar no desempenho.
Ações disponíveis para ACCESS:X
Alteração de cadastros: Armazena as alterações efetuadas nos cadastros.
Exclusão de cadastros: Armazena as exclusões de cadastros.
Processamentos/Consultas: Armazena as operações referentes a cálculos e apurações,
bem como a consulta destes processos.
Alteração de lançamentos: Armazena as alterações efetuadas nos lançamentos.
Exclusão de Lançamentos: Armazena as exclusões de lançamentos.
Ações disponíveis para SQL:X
Alteração de cadastros: Armazena as alterações efetuadas nos cadastros.
Exclusão de cadastros: Armazena as exclusões de cadastros.
Processamentos/Consultas: Armazena as operações referentes a cálculos e apurações,
bem como a consulta destes processos.
Alteração de lançamentos: Armazena as alterações efetuadas nos lançamentos.
Exclusão de Lançamentos: Armazena as exclusões de lançamentos.
Consulta de cadastros: Armazena as consultas de cadastros, inclusive por meio do botão "Pesquisar".
Inclusão de cadastros: Armazena as inclusões de novos cadastros.
Consulta de lançamentos: Armazena as consultas de lançamentos, inclusive por meio do botão"Pesquisar"
Inclusão de lançamentos: Armazena as inclusões de novos lançamentos.
Visualização de relatórios: Armazena as emissões de relatórios.