Configurações

Armazena as configurações de rede e a informação dos registros de cada módulo do sistema. Estas serão utilizadas nos processos de ativação, atualização e acesso ao SQL-Suporte On-line.


Configurações de rede


1-No servidor local, onde estará instalado o sistema e seu banco de dados, marque Não utilizo o Cordilheira em rede. Nas estações, marqueUtilizo o Cordilheira em rede.
Ao marcar esta opção, será habilitado o campo Caminho de rede onde deverá informar onde encontram-se os arquivos do Cordilheira no servidor.
Exemplo:\\servidor\Cordilheira.

2-Para preencher o campo, digite o diretório ou clique na pasta amarela localizada ao lado direito da tela.


Registros na EBS


1-Preencha com os registros e senha.
Localize os registros e senhas no guia que acompanha o manual de instalação do produto, ou envie uma solicitação por meio do sitewww.ebs.com.br na área destinada ao suporte, no item Suporte e-mail.


Internet


1-Marque Utilizar conexão passiva para FTP (para firewall e modens ADSL). Em alguns casos, por questão de administração da rede (segurança), somente o FTP passivo estabelecerá conexão. Para mais informações, contate o administrador da rede.
2-Caso utilize servidor Proxy informe os parâmetros. Em caso de dúvida, contate o administrador da rede.





Ativação


1-A ativação automática requer conexão com a internet. Pode ser realizada pelos usuários que tem permissão de acesso à rotina.
2-A Ativação manual é efetuada via telefone por meio do Suporte Técnico.


Geral


1-No quadro Utilizar codificação marque as opções automática ou manual. A opção Automática informará automaticamente o próximo código a ser cadastrado para algumas rotinas como cadastro de responsáveis, sindicatos, emitentes/destinatários,etc. Entretanto uma vez escolhida a codificação automática o sistema não aceitará outro código, senão aquele sugerido pelo sistema.





2-No quadro Conversão de caracteres, a opção converter automaticamente para maiúsculas converterá a digitação efetuada pelo usuário para letras maiúsculas, mesmo que a tecla Caps Lock não esteja ativa.


Agendador de Rotinas


1-Quadro forma de execução:
Processo de execução: Nesta opção, o agendador é executado em uma instalação local.
Serviço do windows: Nesta opção, não será necessário acessar o servidor para iniciar o agendador nem para atualizá-lo. O agendador será executado como um serviço do Windows.
(As configurações do agendador devem ser efetuadas em Utilitários/Agendador de Rotinas/Configurar Agendador).

Não executar: Esta opção limpa a execução do agendador, não sendo mais iniciado com o Windows.

2-Quadro rede:
Ver padrão utilizado em configuração de rede.
Caso utilize o cordilheira em rede em um servidor não Windows (linux, por exemplo), deve ser configurada outra máquina Windows como servidor, para utilizar o Agendador de Rotinas.

Log de operações


Armazena as informações de acesso nas rotinas pelos usuários, gravando as alterações, inclusões e consultas.

1-Ativar log de operações: É necessário marcar esta opção para que o sistema inicie o armazenamento do log.
2-Manter informações de operações dos últimos meses: Neste campo é definido o período que uma operação de log ficará armazenada para consultas. Passado este período, o log da operação é excluído automaticamente. O período máximo varia conforme o banco de dados:

ACCESS: Período máximo de armazenamento-6 meses, podendo ser definido um prazo menor;
SQL: Período máximo de armazenamento-12 meses,podendo ser definido um prazo menor.

3-Quadro Operação a auditar: Em ACCESS é possível parametrizar para que seja armazanado o log somente de alterações, processamentos, e exclusões. Já para SQL, ainda é possível armazenar o log de inclusão de cadastros/lançamentos, consultas e emissão de relatórios.
4-Limpar log: Esta opção pode ser utilizada para forçar a exclusão dos procesos armazenados, antes do prazo determinado. Uma vez executada não pode ser desfeita, ou seja, não há como retornar os dados excluídos. Por isso, orienta-se que antes seja efetuado backup da base de dados.

Por esta rotina pode ser excluído todo o histórico, ou somente de um período, mantendo-se apenas o histórico mais recente.

Dica:. Para utilizar a rotina log de operações é preciso efetuar algumas parametrizações nesta rotina. As opções desta tela variam de acordo com o banco de dados (ACCESS e SQL). Esta variação ocorre em função da capacidade do banco, pois o log gera um volume alto de dados, o que para ACCESS, pode influenciar no desempenho.






  


Alteração de cadastros: Armazena as alterações efetuadas nos cadastros.
Exclusão de cadastros: Armazena as exclusões de cadastros.
Processamentos/Consultas: Armazena as operações referentes a cálculos e apurações, bem como a consulta destes processos.
Alteração de lançamentos: Armazena as alterações efetuadas nos lançamentos.
Exclusão de Lançamentos: Armazena as exclusões de lançamentos.



Alteração de cadastros: Armazena as alterações efetuadas nos cadastros.
Exclusão de cadastros: Armazena as exclusões de cadastros.
Processamentos/Consultas: Armazena as operações referentes a cálculos e apurações, bem como a consulta destes processos.
Alteração de lançamentos: Armazena as alterações efetuadas nos lançamentos.
Exclusão de Lançamentos: Armazena as exclusões de lançamentos.
Consulta de cadastros: Armazena as consultas de cadastros, inclusive por meio do botão "Pesquisar".
Inclusão de cadastros: Armazena as inclusões de novos cadastros.
Consulta de lançamentos: Armazena as consultas de lançamentos, inclusive por meio do botão"Pesquisar"
Inclusão de lançamentos: Armazena as inclusões de novos lançamentos.
Visualização de relatórios: Armazena as emissões de relatórios.