Faturamento

Nesta rotina são listados os títulos, com os respectivos RPS ou NFS-e, que tenham sido gerados por meio da rotina de Faturamento, para o estorno individual ou agrupado. Com a seleção da empresa e estabelecimento de trabalho, o filtro obrigatório é o Período, os demais campos são opcionais e auxiliam na localização dos registros que devem ser estornados.
Faturamento global em uma única rotina: Basta informar o filtro Vencimento até e pesquisar, serão carregados todos os clientes que possuírem algum item a faturar, sejam itens contratuais (valor contratual ou décimo terceiro), ordens de serviço, previsões a receber ou deduções cadastradas manualmente no conta corrente. Se não for necessária nenhuma alteração, basta clicar no botão Faturar.

Remoção temporária de itens ou clientes: É possível remover temporariamente itens ou clientes da tela, sem necessidade de executar nova pesquisa ou alterar o vencimento dos itens. Basta selecionar o ícone Remover temporariamente no registro desejado. O item ou cliente será removido da tela e voltará a ser apresentado quando executada nova pesquisa.

Cancelamento definitivo de itens: Há casos em que, no momento do faturamento, percebe-se que um item não deve mais ser cobrado. Para que não seja necessário sair da rotina e cancelá-lo na rotina de Conta Corrente do cliente, foi disponibilizado o ícone Cancelar definitivamente, com a mesma função.

Alteração rápida de vencimento: A tela já apresenta a data de vencimento do título que será gerado para cada cliente (maior data de vencimento dentre os itens a faturar listados). Mas pode-se alterá-la diretamente no grid, selecionando o campo e informando a nova data.

Alerta de erros ou avisos: As validações do sistema são realizadas já no início do processo, ao efetuar a pesquisa. Os clientes que apresentarem algum problema, como saldo credor (deduções maiores do que os valores a receber), ou falta de dados para gerar os títulos serão mostrados no topo da pesquisa para facilitar as correções, com um ícone indicativo de erro ou aviso.

Lista de erros a corrigir: Basta clicar no ícone de erro ou aviso para obter a lista de problemas que precisam ser resolvidos antes de faturar o cliente.

Erro em alguns clientes não impede o faturamento dos demais: O sistema permite que sejam faturados apenas clientes que não possuem erros, mas não bloqueia o faturamento dos demais clientes. Ao clicar em Faturar será exibido aviso de que há alguns clientes com erro, com opções para faturar os que estiverem corretos ou parar o faturamento para corrigir os problemas.

Recálculo de saldos em tempo real: Ao alterar ou informar valores de desconto ou acréscimo para um item, o total a receber é atualizado automaticamente, apresentando sempre o valor que será efetivamente faturado.

Funções de ordenação e paginação para agilizar a pesquisa: A paginação dos registros e a barra de ordenação dão velocidade à pesquisa e facilitam a localização de clientes. Podem-se ordenar os resultados por código ou nome do cliente, ou por data de vencimento, de forma crescente ou decrescente. A opção Retrair todos reduz a quantidade de linhas apresentadas, pois retrai os itens a faturar, listando apenas as linhas dos clientes.




Ao executar a pesquisa é apresentada a tela acima, já com todos os valores e vencimentos apurados, e com os clientes com erro no topo da pesquisa. Ao clicar sobre o ícone indicativo de erro é apresentada a tela de Detalhes, com os problemas que precisam ser sanados e o que fazer para corrigí-los.

As deduções são listadas em fonte vermelha e os valores a receber em fonte normal. A coluna Total lista o saldo a receber de cada cliente, este é o valor que será gerado no título, a não ser que haja retenções de tributos. Clientes com o Total em vermelho, ou seja, saldo credor, não poderão ser faturados. Deve-se aguardar até que o cliente gere valores a receber suficientes para cobrir o saldo.

Ao selecionar um item de faturamento qualquer com dois cliques será aberta a tela de Detalhes do Lançamento em Conta Corrente, permitindo alterar os dados principais, como Descrição, Valor, Vencimento, etc. Só não é possível alterar as informações de rateio. Se esta alteração for necessária, deve-se fazê-lo por meio da edição do registro na rotina Faturamento/ Manutenção/ Conta Corrente.



As alterações dos valores e demais dados dos itens de faturamento só são possíveis para usuários com permissão de alteração para a rotina de Conta Corrente. Se, por exemplo, o usuário possuir permissão de alteração para a rotina de Faturamento, mas não para a rotina de Conta Corrente, não poderá alterar os dados previamente gravados dos itens a faturar através da rotina de Faturamento. Este tratamento dá mais segurança para definir quais usuários podem alterar e quais podem apenas faturar.

Dica:
1- É possível faturar separadamente itens de contrato, décimo terceiro, ordens de serviço ou itens lançados no conta corrente pesquisando somente a opção desejada através do filtro Tipo de Item ou ainda, através da Descrição do item.



2-Ao clicar no botão Faturar, todas as informações apresentadas no quadro Itens de Faturamento serão faturados. Utilize filtros se necessários.