Faturamento de Ordem de Serviço
A tela de Pesquisa de Ordem de Serviço, em Tarefas/ Cadastros/ Ordem de Serviço, apresenta em sua coluna final um ícone
que indica se a ordem de serviço foi ou não faturada.
O ícone vermelho indica que a OS não foi faturada, e o azul
marca as faturadas.
Uma ordem de serviço pode ser faturada no momento em que é finalizada ou posteriormente. É possível definir permissões de
acesso específicas para o faturamento de ordem serviço, de forma que um usuário tenha permissão para criar ordens de
serviço, mas não faturá-las nem visualizar o valor faturado. Esta funcionalidade é útil para empresas cujos usuários que
criam e executam as ordens de serviço não são os mesmos que as faturam.
Na etapa 1 do Cadastro de Ordem de Serviço há dois campos de situação. O primeiro indica a situação da OS em relação à geração das tarefas. O segundo indica se a OS foi ou não faturada. A etapa 3 Faturamento só aparecerá habilitada para os usuários que possuírem essa permissão específica.
Na etapa 3 do Cadastro da OS são listados os serviços previamente vinculados na etapa 2, para que seu valor seja informado. Ao selecionar o serviço com dois cliques será aberta a tela de Cadastro de Valor do Serviço.
Nesta tela é necessário informar a Quantidade cobrada (que não pode ser maior do que a quantidade do serviço informada na
etapa 2) e o Valor unitário, que pode ser carregado automaticamente, se o serviço estiver em uma tabela de preços
vinculada ao cadastro do cliente.
As contas financeiras e centros de custo serão carregados automaticamente do cadastro do serviço eventual, se estiver
previamente parametrizado. Senão, deverão ser informadas antes de gravar o registro.
Após informar o valor do serviço, no retorno à tela da etapa 3 Faturamento, deve-se selecionar uma opção de faturamento, entre Conta corrente ou Título a receber. A opção Conta corrente irá gerar um item para ser faturado posteriormente, junto com o contrato. Já a opção Título a receber irá gerar diretamente o título, ao clicar em Faturar.