Conciliação Bancária


Clique sobre as opções da imagem para visualizar o conteúdo.



Conciliar Lançamentos
A rotina necessita que um extrato bancário tenha sido previamente cadastrado ou importado. O único Parâmetro necessário é o campo Extrato bancário. Podem ser selecionados extratos conciliados (consulta) ou não conciliados. Extratos conciliados apresentam um ícone indicativo no final deste campo.

Para iniciar a conciliação é necessário que o saldo inicial da conta tesouraria e do extrato sejam iguais. Se não forem, o sistema apresentará mensagem de alerta, e não carregará os lançamentos. Neste caso, o usuário deve acessar a rotina Financeiro/ Tesouraria/ Lançamento e efetuar os lançamentos necessários no dia anterior à data inicial do extrato para ajustar os saldos.



Ao selecionar o extrato, caso os saldos iniciais do extrato e da tesouraria sejam iguais, seus lançamentos são carregados no painel Lançamentos não conciliados do extrato bancário, e os lançamentos da tesouraria são carregados no painel Lançamentos não conciliados da tesouraria.

No momento em que o extrato é informado, o sistema já executa sua conciliação automática, conciliando todos os lançamentos cuja Data, Documento, Valor e Natureza sejam. Caso reste algum lançamento não conciliado, será exibida mensagem para que o usuário decida se deseja efetuar mais uma conciliação automática desconsiderando o número do documento (pois alguns bancos não geram esta informação no extrato exportado) ou se conciliará manualmente.Se optar pela automática, o sistema considerará apenas a Data, o Valor e a Natureza.

Caso ainda assim restem lançamentos não conciliados, serão carregados nos painéis para que seja efetuada a conciliação manual. Para conciliar manualmente, basta selecionar um ou mais lançamentos em um dos painéis e selecionar o lançamento correspondente no outro painel. O sistema verificará se a data e a natureza dos lançamentos são iguais. Se forem, verificará se o valor total selecionado em um painel bate com o valor do lançamento selecionado no painel seguinte.

Quando os valores forem iguais a conciliação será efetuada, e os lançamentos irão para a aba Conciliados.

Quando o último lançamento do extrato for conciliado e os saldos do extrato e da tesouraria forem iguais, o extrato será alterado para conciliado e o período será fechado para alterações na tesouraria.



Na aba Conciliado podem ser consultados os lançamentos que já foram vinculados. A opção Lançamento do extrato, lista primeiro o extrato e abaixo dele os lançamentos correspondentes da tesouraria. A opção Lançamento da tesouraria traz a visualização inversa.
Para desfazer a conciliação de um ou mais lançamentos, basta selecioná-los e clicar em Desfazer conciliação. Os registros voltarão a ser listados na aba Não conciliado.

Importante: Sempre que um lançamento for desconciliado não será mais efetuada sua conciliação automática, já que esta rotina só deve ser utilizada quando, por algum motivo, a conciliação foi efetuada incorretamente. Desta forma, lançamentos desconciliados só poderão ser conciliados manualmente.



A conciliação exige que os saldos inicial e final do extrato e da tesouraria sejam iguais para o período. No entanto, não há problema se restarem lançamentos não conciliados na tesouraria, desde que eles não afetem o saldo (lançamentos e seus estornos, por exemplo).
Sempre que restar algum lançamento na tesouraria, mas não houver mais nenhum no extrato, devem ser efetuados ajustes nos lançamentos da tesouraria, alterando sua data ou estornando-os para que não afetem o saldo.
Também pode haver lançamentos no extrato que não estão presentes na tesouraria (como taxas bancárias). Neste caso, pode-se utilizar o botão para adicioná-los à tesouraria. Será aberta a tela de Cadastro de Lançamento da Tesouraria com os seguintes campos preenchidos:

Estabelecimento: Sugere o estabelecimento de trabalho atual (selecionado no campo Empresa do quadro de login, no cabeçalho do sistema), permitindo alteração.

Conta tesouraria: Traz a conta tesouraria que está sendo conciliada. Não permite alteração.

Natureza: Mesma natureza do lançamento do extrato. Não permite alteração.

Operação financeira: Deve ser selecionada pelo usuário. Ao selecioná-la, a descrição do lançamento é alterada e as contas financeiras são carregadas, habilitando os demais campos para serem preenchidos.

Cliente/fornecedor e estabelecimento: Devem ser preenchidos pelo usuário.

Valor e data de lançamento: Carrega do lançamento do extrato. Não permite alteração.

Documento: Carrega do extrato, mas permite alteração, preenche automaticamente ao informar a operação financeira, se estiver vinculada. Ao gravar, o lançamento será automaticamente conciliado.