Integração Contábil

Permite consultar todos os lançamentos financeiros gerados para um período (contabilizados e não contabilizados), verificar os lançamentos contábeis a eles vinculados e gerar a integração com o Cordilheira Sistema Contábil.





Para listar as operações do período, é necessário selecionar a Situação, que pode ser Não integrado ou Integrado, informar o Mês/Ano e opcionalmente delimitar um Período específico do mês/ano ou filtrar apenas os lançamentos de um Estabelecimento.

Observação: Poderá efetuar várias integrações para o mesmo mês/ano. Cada integração gerada criará um lote diferente no Cordilheira Sistema Contábil. Desta forma a rotina permite o controle flexível dos períodos de integração, tais como: Integração diária, semanal, quinzenal e mensal.



Estes dois painéis facilitam a consulta e a conferência das operações financeiras do período e dos lançamentos contábeis por elas gerados. As saídas e entradas financeiras devem corresponder em valor aos débitos e créditos contábeis. O número de operações e lançamentos, no entanto, não necessariamente serão iguais.

O campo Operações com erro do painel Resumo financeiro lista a quantidade de registros financeiros com algum problema. O campo Lançamentos com erro do painel Resumo contábil lista a quantidade de lançamentos contábeis vinculados às operações com erro.



O grid de operações contabilizadas lista todas as operações que possuem lançamentos contábeis vinculados. Esta aba lista as seguintes informações: Estabelecimento, data do lançamento, valor, número do documento, operação financeira, operação contábil, processamento e conta tesouraria.

É possível consultar os detalhes de cada operação e seus lançamentos contábeis selecionando um registro com dois cliques.



Ao efetuar a pesquisa dos lançamentos não integrados o sistema já efetua toda a validação necessária para gerar a integração, apresentando o ícone em cada operação que apresentar problemas.

Para obter os detalhes do problema, clique sobre o ícone. A integração só será permitida quando não houver nenhum lançamento com erro no movimento.



Após corrigir todos os erros, clique no botão Gerar integração. Será exibida a mensagem do sistema solicitando confirmação. Ao clicar em Sim, todos os lançamentos da aba Operações contabilizadas terão a situação alterada para Em processamento.

A integração contábil pode apresentar as seguintes situações de processamento:

Não gerado: Esta situação indica que o lançamento ainda não teve sua integração contábil gerada;

Em processamento: Indica que a integração foi gerada, mas o Agendador do Cordilheira Software Contábil ainda não executou a importação do lote;

Recusado: Esta situação aparecerá quando o Cordilheira Sistema Contábil recusar o lançamento. Neste caso o motivo poderá ser consultado clicando no ícone de erro.

Motivos comuns são datas fechada na contabilidade e calendário não gerado para o período. Neste caso, deve-se corrigir o motivo no Cordilheira Software Contábil e gerar novamente a integração contábil, que voltará a ficar Em processamento;

Integrado: Para consultar os lançamentos com esta situação é necessário alterar o filtro de situação na tela de pesquisa para Integrado.



Este grid lista todas as operações que não possuem lançamentos contábeis vinculados, ou seja, os lançamentos da tesouraria aos quais não foi atribuída nenhuma operação contábil.

É possível consultar os detalhes, informar uma operação contábil ou até mesmo adicionar os lançamentos contábeis manualmente acessando a tela de Detalhes da Operação, com dois cliques sobre o registro.



1- Verifique todos os detalhes do lançamento financeiro. O campo Operação contábil permite alteração, assim a manutenção dos lançamentos contábeis podem ser feitas diretamente por esta rotina. Se a operação contábil for removida, o registro será movido para a aba Operações não contabilizadas; Se informar uma Operação contábil , ela será movida para a aba Operações contabilizadas.

2- Verifique os detalhes de cada lançamento, altere ou exclua. Para alterar um lançamento, selecione com dois cliques, efetue as mudanças necessárias e clique em Adicionar.

Importante: Devem-se evitar alterações manuais nos lançamentos contábeis, a não ser para manutenções esparsas e específicas. Se a alteração for genérica, ou seja, se todos os lançamentos que utilizarem a operação contábil precisem ser alterados, acesse o cadastro da operação contábil e mude seus lançamentos diretamente. Todos os lançamentos ainda não integrados da operação contábil serão recriados, eliminando a necessidade de alterações manuais.