Lançamento
Pesquise, cadastre, estorne, lance reembolsos e altere lançamentos das contas tesouraria (bancos e
caixa), além de emitir extrato.
DICA: As baixas de títulos a receber e a pagar devem ser realizadas pelas
rotinas Contas a pagar e Contas a Receber / Manutenção de Título. Ao dar baixa nas parcelas contra a
conta financeira Banco ou Caixa, será automaticamente alimentado a Tesouraria. Se houver importação de
extrato bancário, as tarifas e taxas cobradas serão lançadas na conciliação.Veja mais na rotina Conciliação
Bancária.
Para efetuar a pesquisa é necessário selecionar a Conta tesouraria desejada e o período de
lançamentos. Por padrão, os filtros da Data de lançamento já vêm automaticamente preenchidos
com os últimos 7 dias, para facilitar a pesquisa e reduzir a quantidade de lançamentos na tela. Mas é
possível alterar o período ou deixá-lo em branco, para uma pesquisa mais abrangente.
No grid são listados dois tipos de registro:
1- Resumo do dia: Apresenta o saldo inicial e final do dia e a situação do
movimento em relação à permissão para alterações. A situação aparecerá como Aberto se o dia
não foi conciliado e Fechado se conciliado. Os saldos aparecerão em fonte
vermelha caso apresentem resultado negativo, para facilitar o controle.
2- Descrição: Lista o histórico gravado para o lançamento.
3- Documento: Apresenta o número do documento, que pode ser o código da parcela,
número da NFS-e, etc.
4- Valor: Valores dos lançamentos de saída são apresentados em fonte
vermelha e de entrada em fonte padrão.
5- Natureza: Coluna sem rótulo, apresenta o código E para entradas e S
para saídas.
6- Operação financeira: Código e descrição da operação financeira utilizada no
lançamento
7- Cliente/fornecedor: Código e razão social do cliente/fornecedor para o qual
foi efetuado o pagamento (saída) ou recebimento (entrada).
É possível emitir o extrato da conta diretamente por meio da pesquisa. Basta preencher os filtros da
tela, pesquisar os lançamentos e clicar em Imprimir.
Ao selecionar um lançamento qualquer do grid com dois cliques ou clicar no botão Novo é aberta a
tela de Cadastro de Lançamento da Tesouraria, preencha os campos com as devidas informações.
Obs: O fornecedor é o emitente da nota fiscal, recibo ou outro documento
e deverá ser cadastrado como Cliente/Fornecedor no menu Geral. É possível lançar o reembolso posterior
ao lançamento da despesa no caixa.
Informe uma conta financeira. Este campo é obrigatório o lançamento de ao menos uma conta financeira. Este rateio pode ser predefinido no cadastro da operação financeira.
Estorno de lançamentos
É possível efetuar estornos de lançamentos da tesouraria de forma rápida, acessando diretamente o lançamento a ser estornado e selecionando o botão Estornar.
O histórico é carregado automaticamente do cadastro da operação contábil vinculada ao lançamento
(campo Histórico de estorno), mas pode ser alterado. Após preencher os dados deve-se selecionar o
botão Estornar. Será criado um novo lançamento com o mesmo valor do lançamento original,
porém, com natureza inversa.
Observação: O estorno de lançamentos da tesouraria só pode ser efetuado
para lançamentos manuais. Lançamentos gerados por meio da baixa de parcelas devem ser estornados nas
rotinas próprias de estorno de baixas de títulos a receber e a pagar, as quais criam automaticamente
os lançamentos de estorno na tesouraria e nas parcelas.
Reembolso de valores
Se uma despesa for reembolsável, será cobrada do cliente juntamente com o honorário do
mês, clique em Lançar Reembolso.
Informe o cliente, o vencimento, a descrição e demais campos necessários e clique em Salvar.
Este reembolso constará na conta corrente do cliente para faturamento posterior (Faturamento / Conta Corrente).