Operação Contábil

Esta rotina possui os parâmetros necessários para gerar os lançamentos contábeis do módulo Financeiro.

Diferentemente das operações financeiras, as operações contábeis não são classificadas por natureza (entrada ou saída), apenas por tipo: Tesouraria ou Baixa de título.

A quantidade de operações contábeis a serem cadastradas pelo escritório dependerá muito da quantidade de detalhes do histórico e lançamentos contábeis que deseja gerar para cada lançamento financeiro.

A contabilização mais genérica possível é conseguida com o cadastro de apenas 4 (quatro) operações contábeis, as quais serão detalhadas a seguir.



1- Clique em Novo para cadastrar uma operação contábil.





1- O código é sugerido pelo sistema.

2- Selecione o Tipo Tesouraria ou Baixa de títulos.

3- Informe a descrição da operação.

4- Clique em Novo para incluir as contas que serão vinculadas ao lançamento.



5- Informe a descrição.

6- Selecione a conta débito se a operação for recebimento ou a conta Crédito se a operação for pagamento.

7- Os campos Histórico e Histórico de estorno é permitido mesclar texto fixo (informado pelo usuário) e elementos de histórico, que são inseridos por meio do botão Adicionar elemento.Ao selecionar um elemento com dois cliques ele será adicionado no quadro à esquerda, entre os caracteres < >.

8- Define como será calculado o valor do lançamento contábil. Para operações contábeis de tesouraria somente está disponível o elemento Total pago/recebido.

9- Para este campo ainda é possível definir operações de soma ou subtração a fim de obter o valor contábil de cada lançamento. Cada figura representa os botões Somar, Subtrair e Limpar valores.

Ao clicar em Somar, por exemplo, será acrescentado o símbolo + ao campo, devendo ser selecionado o próximo elemento que será somado. Lançamentos contábeis de tesouraria, no entanto, não utilizam soma ou subtração, já que há apenas um elemento de valor.

Repita as operações anteriores para cadastrar as demais vinculações, pois para cada lançamento de entrada ou saída pode-se obter desconto, juros ou multas e obrigatoriamente debitam ou creditam uma conta tesouraria (Caixa ou Banco) e um cliente ou fornecedor. Na processo de integração contábil, será verificado no cadastro do cliente/fornecedor e nas contas tesouraria, qual a conta contábil informada.