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Um ERP (Enterprise Resource Planning) é um Sistema Integrado de Gestão (SIG / SIGE) que
tem como objetivo principal, integrar todos os dados e processos de uma organização em
um único sistema, em tempo real. Composto por um conjunto de módulos pré-estabelecidos
(Vendas, Compras, Controle Financeiro, Controle de Estoque, etc.) que juntos englobam
quase todas as áreas de uma empresa. Em sua maioria, possuem módulos padronizados,
permitindo que sejam configurados de forma a atender as necessidades específicas de cada
empresa. Para esclarecer: é possível implantar apenas o módulo Controle Financeiro em uma
empresa, se o objetivo for gerenciar apenas as informações produzidas pelo Departamento
Financeiro. Em muitos casos, informações de outros departamentos são necessárias para
realizar a administração financeira da empresa de forma adequada e, consequentemente,
alguns registros deverão ser realizados manualmente se os outros departamentos não possuem
sistemas de gestão. Quando outros departamentos da empresa também são gerenciados por
módulos específicos de um ERP, toda a troca de informação entre departamentos acontece
por meio do ERP.
Falando dos fatores críticos de sucesso para implantação de um ERP em uma empresa, temos:
Se a empresa tem problemas na Gestão do Estoque de produtos, certamente
é importante priorizar a implantação do ERP neste departamento, tornando as
informações enviadas aos outros departamentos mais confiáveis e melhorando a
gestão integrada.
Estabelecer claramente as necessidades de gestão da empresa, de forma que seja
possível identificar as prioridades de implantação:
Planejar adequadamente a implantação, envolvendo a análise de infraestrutura
necessária (quando começar, quem envolver, que equipamentos e treinamentos são
necessários, pontos de controle intermediários, etc.).
Ter envolvimento do usuário, pois ele é a fonte principal de informação sobre as
atividades executadas diariamente na empresa e total apoio da direção para adoção
da solução, evitando resistência às mudanças e melhorias no processo organizacional.
Obter apoio de equipe competente e experiente para a execução das atividades e
monitoramento da implantação. Quando uma consultoria externa é contratada,
estabelecer boa comunicação e adquirir conhecimento de experiências anteriores.
Comprometimento com o uso da tecnologia, registrando dados corretos e no tempo
adequado do processo.
Com a adoção de tecnologia da informação, em especial a de um ERP, acontece a automação
de processos gerenciais e vários os benefícios podem ser identificados:do processo.
Redução de tempo na execução de atividades gerenciais;
Aumento da eficiência da organização, através da otimização do fluxo de informação e
aumento da qualidade e confiabilidade das informações trocadas;
Tomada de decisão mais ágil e facilitada;